terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dicas para conseguir o Visto Americano.

Hi! Futuras Au Pairs!

Hoje estive no consulado aqui de São Paulo e estou muito feliz, pois meu visto foi aprovado!!

Anteriormente eu não havia conseguido fazer a entrevista e tive muita dor de cabeça por conta disso, por isso vou deixar algumas dicas para quem for marcar a entrevista! Preparadas?

*Quando for agendar a sua entrevista você deverá pagar a taxa do agendamento que é R$ 38,00 (pode ser paga por boleto, cartão de credito ou debito em conta). Assim que você finalizar o agendamento não se esqueça de IMPRIMIR A PÁGINA do comprovante do agendamento (que tem um código de barras), sem ela você não poderá entrar no consulado.

*Você deve levar uma foto 6x7 de boa qualidade (mesmo se conseguir colocar a foto no seu relatório DS-160) com fundo branco e você não pode estar usando brincos, óculos, não pode estar com o cabelo próximo aos olhos e tem que mostrar a testa e as orelhas na foto. Aconselho a você tirarem a foto em um lugar especializado ou podem fazer isto lá em frente ao consulado mesmo, cheguem bem antes e tirem a foto na hora, o pessoal de lá sabe tudo sobre as regras do Consulado e ai você não corre o risco de fazer errado e ser barrada.

*antes de ir a sua entrevista agendada lembre-se de pagar a taxa do Citibank com antecedência. Esta taxa é a mais cara e deve ser paga em dinheiro na agência do Citibank (Ela é valida por um ano).

*Não é permitida a entrada de nenhum aparelho eletrônico nas dependências do Consulado Americano, então se lembre de não levar celular, calculadora, fone, nem nada.. se puder ir sem bolsa é o ideal.

*Acompanhantes ficam do lado de fora, só entra quem for fazer a entrevista.

*Leve toda a documentação impressa de acordo com as orientações do seu kit visto. Organize tudo num envelope grande ou em uma pasta de elásticos. Não leve nada solto na mão.

*Lá é muito lotado, chegue com antecedência e tome um bom café da manhã, pois você pegará filas e mais filas.

*Leve dinheiro para pagar o Sedex. Para grande São Paulo o valor é em torno de R$21,00, mas leve de sobra, pois você terá que pagar o sedex após a entrevista.

*Leve também uma caneta azul ou preta na sua pasta ou no bolso.

A ENTREVISTA:

A minha foi muito tranqüila, tive muita forte em ser entrevistada por um rapaz muito simpático e gentil!

Eles podem ti entrevistar tanto em português quanto em inglês. No meu caso o entrevistador estava falando em português com a pessoa anterior a mim, mas na minha vez ele perguntou “Do you speak english?” e eu respondi que sim, mas não muito bem. Então a entrevista foi em inglês (o que não atrapalhou nada, pois eles falam com calma e você pode pedir pra repetir se não entender).

Ele perguntou por que eu gostaria de viajar aos EUA e eu respondi que era pra fazer intercambio pois eu era uma Au Pair. Então ele perguntou sobre a quantidade de crianças, se eu sabia os nomes, para qual estado era, e se era minha primeira viagem para fora do país. Eu respondi tudo com naturalidade (e em inglês, á claro). E por fim, ele não solicitou nenhum comprovante, me disse que o visto estava aprovado e me desejou boa sorte e boa viagem!

Após a entrevista é só pegar a fila e pagar a taxa dos “Correios” e pronto, liberada!

Espero que minha experiência possa ajudar vocês. Lembrem-se que cada caso é um caso e que devemos ir preparadas para qualquer imprevisto.

Boa Sorte a todas as meninas que estão em busca de suas Host Family e boa sorte quando tiverem que enfrentar o Consulado Americano!

Um forte abraço.

Au Pair 2012 – São Paulo/Colorado.

2 comentários:

  1. Oi, Carolina! Parabéns pelo visto!! Eu tirei o meu no RJ, mas também foi super tranquilo, graças a Deus!!

    Boa sorte no seu ano como au pair, eu embarco dia 19/02 e morarei em Bryn Mawr- PA! Tô te seguindo, dá uma lida no meu blog tb! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oie! minha vou amanhã para são paulo tirar meu visto, pra mi marcaram dois dias, primeiro no CASV e depois no consulado... O que será que eles fazem no CASV???

    ResponderExcluir